quinta-feira, 17 de maio de 2007

Despertai, Bereanos!

Agostinho refutando os hereges.


Este blog nasceu da insatisfação com a Igreja Evangélica atual. Uma Igreja dominada por falsos profetas, teólogos da prosperidade, evangelho triunfalista e de pouco poder transformador. Uma Igreja cheia de gente vazia e que perece por falta de conhecimento de Deus (Os 4.6). O intuito desse blog é despertar a Igreja para o espírito dos cristãos de Beréia.

"Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim." Atos 17.11

Assim como os de Beréia, devemos exercitar nosso senso crítico e não nos deixar levar por qualquer "profeta" de Deus, ou "super-herói" da fé, daqueles que quando oram fazem com que todo mundo caia, mas quando levantam continuam podres por dentro. Então, o objetivo deste blog é despertar cada um de nós para a importância do profundo conhecimento Bíblico, é despertar crentes que amam a Deus de todo seu entendimento, crentes que saibam filtrar o que ouvem e leem no meio evangélico e crentes dispostos a defender racionalmente sua fé (1Pe 3.15, Jd 3, Tt 1.9). O grande teólogo e pastor evangélico John Stott, sem dúvidas o evangélico mais respeitado atualmente, depois de refletir sobre seus 50 anos de ministério para deixar um aviso a nova geração de cristãos disse:

"Eu diria tantas coisas. Mas minha exortação principal seria essa: Não negligencie suas faculdades críticas. Lembre-se que Deus é um Deus racional, que nos fez a Sua própria imagem. Deus nos convida e espera que exploremos Sua dupla revelação, na natureza e nas Escrituras, com a mente que Ele nos deu, e prosseguir no desenvolvimento de uma mentalidade cristã para aplicar sua maravilhosa verdade revelada a cada aspecto da vida, e do mundo moderno e pós-moderno."

São estas palavras que a Igreja precisa ouvir hoje, senso crítico e conhecimento teológico. Se quisermos que a Igreja hoje tenha o mesmo poder dos tempos apostólicos devemos seguir o exemplo do maior dos apóstolos, Paulo, que era um homem extremamente letrado, conhecedor das Escrituras e da filosofia da época. Se quisermos que Igreja hoje tenha o mesmo poder que tinha na época dos grandes despertamentos do século XVIII, devemos fazer como seus líderes, que eram teólogos e profundos conhecedores da época. Nós muitas vezes gastamos 4 ou 5 anos para nos formar em psicologia ou direito, mas não empreendemos o mesmo esforço intelectual para a obra de Cristo. John Wesley, um dos grandes avivalistas, uma vez pregou a um grupo de ministros, sobre as principais características de um pregador. Qual era a primeira da lista? Capacidade de soar racional. E o que o ministro deveria estudar? "Lógica, metafísica, teologia natural e geometria". Acho que seria prudente seguir os conselhos deles. Despertai, Bereanos!

0 comentários:

 
Free Host | lasik surgery new york