terça-feira, 26 de junho de 2007

Eu li "Introd. ao Aconselhamento Bíblico" de John MacArthur...

...e gostei!

Introdução ao Aconselhamento Bíblico
John MacArthur & Wayne Mack


Um grande livro escrito pelo renomado John MacArthur, é voltado a psicólogos, psiquiatras, pastores, conselheiros e qualquer pessoa que tenha interesse por aconselhamento bíblico. O livro é muito bom, e enfatiza o papel das Escrituras na santificação pessoal e cura da alma, tarefas que infelizmente hoje nas Igrejas tem sido atribuidas exclusivamente à psicólogos, que muitas vezes tem uma cosmovisão anti-bíblica, e portanto, ineficaz. O livro combate certas doutrinas psicológicas contrárias ao cristianismo e que ao mesmo tempo superabundam nas Igrejas evangélicas como a ênfase na auto-estima, e a atribuição da responsabilidade pelos nossos atos às circunstâncias passadas de nossas vidas, doenças emocionais e não ao desvio de caráter que precisa de correção. Porém, creio que o livro comete certos exageros no ataque à psicologia, menosprezando a psicologia como uma "religião" inútil e sem menor embasamento cientifíco, o que não é bem assim. Inclusive, chegam a dizer que a única cura de vicios é o arrependimento e mudança de atitude, negando outros fatores que podem influenciar nos problemas emocionais. É útil para equilibrar os milhares de psicólogos "cristãos" que se deixam desviar por qualquer vento de doutrina. Mas, em certas passagens merecem um pouco mais de reflexão cuidadosa, mas sem dúvidas deve ser lido por qualquer um que trabalhe com terapia ou aconselhamento. Duas passagens que mereces serem citadas são:

"A idéia [acerca da auto-estima] pode desanimar qualquer um que tiver idade suficiente para lembrar da época em que o adjetivo "cristão" era, via de regra, seguido de "humildade". Mas as igrejas norte-americanas, aquelas que no passado não abriram mão de chamar seus congregados de "miseráveis", têm caminhado na direção de uma visão mais agradável da natureza humana... disciplinar pecadores é considerado contraproducente: isso os faz sentir mal acerca de si mesmos."

"Será que Deus realmente deseja que todas as pessoas sintam-se bem acerca de si mesmas? Ou será que Ele primeiro convoca os pecadores a reconhecerem seu estado próprio de extrema incapacidade?"

1 comentários:

Profetico disse...

John F. MacArthur/Waney Mack

Este livro propõe o resgate de um dos mais importantes ministérios da vida cristã: o aconselhamento e discipulado baseado em princípios estritamente bíblicos, abordando suas fundamentações teológicas, seus princípios e prática. Analisando também as diversas terapias atuais apresenta uma alternativa segura à psicologia e psicoterapia contemporâneas baseada nas Escrituras Sagradas.

 
Free Host | lasik surgery new york