segunda-feira, 11 de junho de 2007

Ferramentas de Deus para a Cura Emocional



Há muito tempo atrás, algo aconteceu que deturpou por completo o caráter, a mente, e a vontade do homem - a entrada do pecado no mundo. Esse fato deixou marcas profundas na alma do homem e a partir daí o mal tomou conta do nosso ser. Todos os problemas da humanidade tiveram origem no momento em que o Homem se afastou de Deus, permitindo que o pecado dominasse, portanto, todos nós estamos vulneráveis a problemas emocionais de qualquer intensidade. Por menor que sejam, todos nós carregamos marcas e feridas em nossas almas que refletem no nosso eu. Escrevo esse artigo como um leigo no assunto, apenas quero falar sobre duas ferramentas de Deus para a cura emocional, que por experiência própria provei de sua eficácia. São elas: A Bíblia e a Igreja.

1. A Bíblia: Em João 8.32, Jesus nos disse “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” O Conhecimento da verdade é libertador, isso se trata de uma renovação da nossa mente que só a Palavra de Deus pode nos proporcionar, e Jesus deixa claro que é o conhecimento da verdade que nos liberta. Muitos crentes acham que basta ir pra Igreja ouvir o que o pastor fala e virar “evangélico” e então estamos seguindo a verdade. Mas a coisa não é bem assim, o conhecimento da verdade passa pelo estudo regular e sistemático da Palavra de Deus, uma tarefa essencialmente intelectual. É fundamental o conhecimento das principais doutrinas cristãs no processo de cura emocional e auto-conhecimento. Doutrinas como a queda, a graça, e a expiação, dentre outras. É necessária a meditação diária nas palavras escritas nesse livro (Js 1.8). Deus não faz aquilo que nós podemos fazer, Ele colocou as ferramentas nas nossas mãos, agora cabe a nós usá-las, não adianta orarmos cinco horas por dia e clamarmos por cura emocional sem o profundo estudo da Palavra, nunca alcançaremos uma renovação profunda do nosso interior. Estude a Bíblia, leia bons livros teológicos, lembre-se que teologia nada mais é do que a gramática da linguagem do Espírito Santo, compreenda a verdade e sua vida não será mais igual, falo por experiência própria.

2. A Igreja: No processo de cura das nossas emoções, é essencial o relacionamento interpessoal, a graça de Deus precisa ser experimentada na prática. Quero me prender aqui a um principio descrito em Tiago 5.16 que diz o seguinte: “Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados.”
Esse é um principio simples, porém extremamente poderoso para a cura emocional, confessar nossos pecados, nossos conflitos, nossos problemas. Quase dois milênios depois de Tiago, em 1895, Sigmund Freud descobriu algo que ele chamou de “cura pela palavra”, ele percebeu que alguns problemas simplesmente desapareciam quando as pessoas falavam sobre eles. Já experimentei esse principio na prática, não sei explicar como funciona, não sei o que acontece, eu só sei que é extremamente poderoso e funciona. Portanto você precisa ter irmãos confiáveis com quem você possa colocar pra fora tudo que você tem no seu interior. Ultimamente a Igreja tem despertado muito para a importância da cura emocional, mas esse trabalho geralmente é restrito a terapeutas profissionais, porém não precisa ser assim, o terapeuta Hans Strupp afirmou o seguinte:

“A verdade simples e incontestável, na minha opinião, é que se você é anoréxico ou depressivo ou se está passando por dificuldades com pessoas importantes para você, é bem possível que passe a se sentir melhor apenas conversando com alguém em quem você confie.”

O que faz a terapia funcionar é muito mais a transferência que acontece entre paciente e terapeuta, a confiança e a conversa, do que os profundos insights do terapeuta. As pessoas no mundo anseiam por alguém que simplesmente as ouça, alguém com quem elas possam colocar Tiago 5.16 em prática. Portanto o líder espiritual deve conquistar a confiança do discípulo, pois a função de líder é mais do que cobrar a obediência a princípios Bíblicos. Muitos lideres são incapazes de dar um abraço, uma palavra de incentivo, e conseqüentemente acabam não conquistando a confiança de seus discípulos e coibindo-os de externalizarem seus sentimentos, o que acaba por gerar uma obediência meramente exterior, até chegar um ponto em que o discípulo explode e abandona o líder e até Deus, as pessoas precisam mais do coração do líder do que de suas mentes, as pessoas vão lembrar muito mais dos momentos de alegria, incentivo, de encorajamento, carinho, do que de suas palavras de sabedoria, isso que vai realmente fazer a diferença na vida emocional e espiritual do discípulo. Você só obtém cura se externalizar seus problemas, por pior que sejam, fale com alguém de sua confiança sobre eles, talvez esse alguém não vai saber falar uma palavra pra te ajudar, mas isso não importa, o importante é que essa pessoa estabeleça uma escuta empática, se coloque no lugar do outro, sinta os seus sentimentos e o aceite como ele é. É por esse tipo de intimidade que o Homem anseia, mas não conseguindo, o Homem parte para outros meios como drogas, sexo, bebedeiras e outros prazeres da carne. Devemos aceitar mais e condenar menos. Muitas vezes muitos cristãos não expõem seus problemas com medo de não serem aceitos, acabamos por formar uma comunidade de hipócritas onde todos acreditam não terem problemas, até chegar o momento que o que estava interiorizado explode e a desgraça é total, a única coisa que pode curar um dependente químico ou um viciado em sexo, é o amor, as pessoas precisam de um apoio, precisam se sentir amadas para conseguir se libertar dos laços do mundo.
Lembre-se, só duas coisas conseguiram transformar a alma humana: a queda e a graça, portanto nosso dever é transferir essa graça recebida ao nosso próximo, para que possamos nos conectar uns aos outros formando uma verdadeira comunidade, fomos criados por uma comunidade eterna de três pessoas, a trindade, e como tal também devemos viver em comunidade, ame ao próximo, escute o próximo, encontre alguém com quem descarregar seus problemas, alguém que aja como um para-raio, aliviando toda a energia carregada dentro de você. Nosso dever é permitir que o poder curador do Espírito Santo flua através de nós, Jesus disse que do nosso interior fluiriam rios de águas vidas, deixe esse rio fluir. O amor e a compreensão terão muito mais efeitos positivos do que a simples cobrança e exigências.

Vitor Pereira 03.11.2006


Bibliografia:
CRABB, Larry. Conexão: O Poder restaurador dos relacionamentos humanos. 2 ed. São Paulo. Mundo Cristão. 1999

7 comentários:

BISPO ÁLVARO DE JESUS disse...

meu querido voce esta de parabens em sua definiçao nos homens precisamos usar d todas as ferramentas que temos para divulgar o que DEUS ESTA \FAZENDO E A LIBERTAÇAO E UMA NECESSUDADE GOSTEI MUITO DO SEU TEXTO OK pralvarodejesusteodoro@hotmail.
com

Unknown disse...

Velho muito bom seu texto .... realmente o que precisamos eh amarmos uns aos outros .. essa eh a diferença de Ser Igreja ... Add ai no MSN: wagner_bass@msn.com

posso colocar esse seu texto em minha comu? "Jesus meu estilo de vida!" ... aguardo um retorno ...

Bernadete Hybiak disse...

a paz!
Muito bom seu texto concordo plenamente sobre tudo....gosto de texto desse assunto pena que tem poucos.....
mirra-eu@hotmail.com
Bernadete
Graça e paz!

Anônimo disse...

Realmente, está de Parabéns. Gostei muito do seu texto e concordo totalmente com o que li!

Glória a Deus por levantar pessoas como você para fazer a obra dele!

Vitor Profeta de Deus!
Um forte abraço!
Graça e Paz!

Anônimo disse...

Realmente muito bom o texto!
Concordo totalmente com tudo o que eu li, e também já senti na pele o quão verdadeiro é o que está escrito!

Glória a Deus pela sua vida!
Profeta de Deus!

Um forte abraço!
Graça e Paz!

Anônimo disse...

Verdadeiramente, o que você disse faz todo o sentido.
E é encorajador ver que com pequenos atos, como desabafar com alguém fiel,exteriorizando os problemas e as dificuldades, pode-se mudar vidas, inclusive as nossas.
Lendo seu texto, muitas coisas que eu pensava e até não sabia se estavam certas, se confirmaram!

Parabéns, Vitor, não só por esse texto, mas pelo seu trabalho para com as pessoas e com o Reindo de Deus.
Glória a Deus pela sua vida!
Deus te abençoe.
Beijos

Anônimo disse...

todo suprimento de Deus na terra está contido na igreja,ou seja ,nos irmãos,sendo assim. do interior da pessoa que Deus colocou ao seu lado, virá a completa provisão para tudo que vc necessita. o amor é assim, a manifestação dessa provisão da vida que flui de cada um de nós ,que somos fontes de provisão.assim o nosso maior desafio é fluir do interior da igreja.o verdadeiro amor.enfim:já não haverá mais tristes nem angustiados em sião.

 
Free Host | lasik surgery new york