domingo, 31 de agosto de 2008

Eu li... Anatomia de uma Dor - C.S. Lewis

Anatomia de uma Dor - Um Luto em Observação
C.S.Lewis


Ler as obras do gênio C.S. Lewis é sempre uma experiência significativa e não poderia ser diferente nesse livro que não trata de questões filosóficas expostas com o brilhantismo de Lewis mas sim trata do seu interior. Lewis já havia escrito sobre O Problema do Sofrimento quando toda sua filosofia apologética foi posta à prova com a perda de sua esposa, Joy, de câncer. Foi ai sim que, segundo o próprio Lewis, aquela fé que ele julgava ser um castelo, Deus mostrou que não passava de um castelo de cartas. É marcante ver um dos gigantes da fé falando de seus conflitos interiores e questionamentos àquele Deus que com tanta ênfase Lewis defendeu. Mas o que mais nos marca ao ler o testemunho de Lewis é que parece que apesar de todas as suas dúvidas e conflitos uma única certeza permanece para ele, essa certeza é a convicção de que o Deus cristão é real não importa nossas experiências. Lewis se irrita contra Deus mas não deixa de crer e confiar nele. O problema, diz Lewis, não é deixar de crer em Deus mas sim passar a crer que Ele não passa de um sádico cósmico. Deixemos o texto falar por si, ai vão alguma passagens que valem a pena ser citadas:

"Você nunca tem consciência do quanto de fato acredita em alguma coisa enquanto a verdade ou a falsidade dessa coisa não se torna uma questão de vida ou morte para você. É fácil dizer que você acredita que uma corda seja forte e segura, enquanto a está usando apenas para amarrar uma caixa; mas imagine que deva dependurar-se nessa corda sobre um precipício. Será que não iria primeiro descobrir o quanto na verdade confia nela?"

"Se a bondade de Deus não é coerente com o ato de nos ferir, então, ou Deus não é bom, ou não há Deus algum: pois na única vida que conhecemos Ele nos fere de um modo tal, além de nossos piores pavores, acima de tudo o que podemos imaginar. Se essa bondade for condizente com o ato de nos ferir, então Ele pode muito bem fazer isso depois da morte de maneira tão intolerável quanto antes dela."

"Aqueles que dizem que não devemos temer à Deus porque Ele é bom, será que nunca foram ao dentista?"

"Deus certamente não estava fazendo uma experiência com minha fé nem com meu amor para provar sua qualidade. Ele já os conhecia muito bem. Eu é que não. Nesse julgamento, ele nos faz ocupar o banco dos réus, o banco das testemunhas e o assento do juiz de uma só vez. Ele sempre soube que meu templo era um castelo de cartas. A única forma de fazer-me compreender o fato foi colocá-lo abaixo."

0 comentários:

 
Free Host | lasik surgery new york